sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

alan: Do Tibet para Tóquio!


Entrevista de alan para o The Japan Times.

"Primeiro de tudo, eu sou tibetana, 100%", diz a cantora Alan Dawa Zhuoma, mas conhecida como alan. "Eu nunca esquecerei os vários chineses, professores e amigos, que me deram conhecimento e coragem quando eu estudei em Chengdu e em Pequim, mas por onde eu andar, eu sempre me lembro que sou tibetana."


Após o lançamento de seu segundo album "my life" e se preparando para o lançamento de seu novo single "Diamond / Over the clouds" com lançamento previsto para fevereiro, a cantora de 22 anos diz como ela descobriu a si própria depois de viver em Tokyo por dois anos.


"No meu primeiro album japonês [Voice of EARTH, lançado em Março de 2009] foram produzidas mais baladas" disse ela. "Mas minhas [novas] músicas são verdadeiramente parte da minha vida, 50% minha experiência profissional, 50% minha imaginação."


Suas raízes tibetanas ficaram acentuadas pelo o uso de sua técnica especial, o Uivo Tibetano - um som agudo e crescente. alan é centrada em expandir a cultura tibetana através da música ao invés de ser arrastada pra uma discussão sobre política.


"Eu sempre tenho cantado músicas falando sobre paz e amor porque se você recebe aquele sentimento de amizade, compaixão, não importando sua etnia, isso te deixa feliz." "Eu gostaria de me conter sobre outras questões sobre o Tibet. Nós todos vivemos em um só planeta, como se fossemos uma grande família."


Os fãs japoneses da cantora não parecem se ocupar com a falta de interesses políticos sobre a região onde viveu. Seu nono single "Kuon no Kawa [Rio da Eternidade]" alcançou o 3º lugar no Ranking Mensal da Oricon em Abril de 2009, é o maior lugar conquistado por uma cantora chinesa que faz carreira no Japão.


Nascida em Kangding, uma cidade tibetana autonoma em Sichuan, uma região onde seus pais da etnia Khampa viviam simplismente do trabalho, alan cresceu com seus avós na cidade de Danba, onde aprendeu a falar o dialeto tibetano, o Kham Ke.


"Eu tenho muitos parentes", diz ela. "Meu pai tem 10 irmãos, mas dois deles morreram devido às dificuldades da vida lá. E minha mãe tem oito irmãos, mas um deles morreu também. Quando eu fui para casa no Ano Novo eu ainda encontro com parentes, pela primeira vez!"


A cultura tibetana tradicionalmente não usa nomes de família. Recem-nascidos usam nomes dados por um lama, ou um professor budista.


"É um costume para dar sorte", explica ela. "Um monge budista virtuoso [escolheu] Dawa Zhuoma, que significa" donzela celestial da lua ". Eu sou a lua, e meu irmão é o sol."


Mais tarde, alan decidiu que ter um nome de família seria útil, mas seu nome completo era muito longo. "Eu combinei o nome do meu pai e minha mãe para Atu-lantai, mas Atu-lantai Dawa Zhuoma era demasiado longo para um passaporte por isso fiz mais simples", diz ela. "Então eu coloquei juntos e fiz um sobrenome: A-Lan. É muito raro e especial, eu acho."


Ela começou na música como um castigo de sua mãe por seu mal comportamento. Seus pais fizeram ela aprender a tocar o erhu (um violino tradicional chinês com duas cordas) para tentar incutir o bom comportamento.


Sua tia vive em Chengdu, cidade capital de Sichuan, e a mãe de alan parou de trabalhar para se mudar com ela para lá, e ver o seu progresso de sua filha no erhu no Conservatório de Música de Sichuan. Ela se mudou para a Academia de Arte de Pequim, considerada uma das escolas de música superiores do país, mas desta vez a família não podia mais ficar ao seu lado.


"É muito perigoso para uma jovem viver em Pequim por si mesma e meus pais estavam realmente em causa. Eles estavam contentes ao descobrir que a escola pertencia à Exército de Libertação Popular e foi tão rigoroso que não conseguia normalmente sair ou tocar [erhu] em todo lugar!"


Vivendo em um dormitório, alan descobriu a música pop de Hong Kong, como Faye Wong e os chamados Quatro Reis Celestiais: Andy Lau, Leon Lai, Aaron Kwok e Jacky Cheung. Como parte de seu estudo, ela teve a chance de gravar a voz dela pela primeira vez, apesar de não ter experiência em canto até entrar na universidade.



"Eu gravei 13 músicas e eu pude ganhar um dinheiro para reduzir o peso para meus pais", diz ela. "Mas não é tão bom quando eu ouço agora."


Com mais prática, alan desenvolveu suas habilidades, entre elas o Uivo Tibetano. Depois ela se destacou em audições.


"Eu não aprendi isso, foi uma coisa instintiva para mim." , diz ela. "Assim como as pessoas de Okinawa têm suas canções populares ou os mongóis, que tem voz profunda e grave, cada tribo tem um jeito especial de cantar e só eles podem fazer isso naturalmente."


Um grande avanço veio para alan em uma audição para a avex trax, que fez o teste milhares de participantes na China em 2006. Max Matsuura pediu-lhe para ir para Tokyo, ela inicialmente hesitou, mas concordou em ir.


"Eu não queria, mas agora eu acho que tive sorte de vir para o Japão, porque o Japão é uma indústria florescente mundialmente famosa e eu estou contente de estar aqui."


As diferenças culturais imediatamente fizeram um grande impacto sobre alan quando ela se mudou para Tokyo, aos 20 anos em setembro de 2007. "Fiquei perplexa quando os executivos da avex falaram comigo vestindo calças jeans rasgasdas e tênis surrados, porque é tão diferente na China. Na universidade, os professores usam uniformes militares e eles são muito rigorosos, o ambiente é tenso."


A carga de trabalho da cantora aumentou intensivamente, mas as longas horas de trabalho vieram de inspiração.


"No Japão eu trabalho incansavelmente durante o dia todo. Quando eu chego no silêncio do meu apartamento me sentindo exausta, me sinto sozinha." explica ela, "então, eu escrevi metade das músicas quando me sentia mal às duas ou três da manhã."


Em apenas dois anos alan dominou a lingua japonesa, ela credita isso a sua pró-atividade e por sempre carregar com ela um notebook japonês. Também diz que suas amizades a ajudam muito, cita duas amigas, BoA e Maki Goto, "Elas são demais, sempre me ajudam com tudo.", alan também começou uma turnê pelo Japão ontem, com o primeiro show em Nagoya. A turnê está entitulada "Voice of You".


Agradecimentos a Hiro Majikawa

6 comentários:

Rapha Hikaru disse...

Parabéns Paulo pelo primeiro post!

Anônimo disse...

Vlw ^^

Zanguetsu disse...

Muito bom!!! Conheci essa garota graças a você, muito obrigado! Ela toca meu coração ^^

Takeshi Age of Asia disse...

Caramba! Só agora fui ler esta entrevista! Ótima tradução.

Anônimo disse...

Vlw Takeshi =D

Anônimo disse...

Alguem sabe o nome da cantora que apareceu no jornal nacional ? http://www.youtube.com/watch?v=FbliJwnv4jw
( coloca no 1:45 que ela vai aparecer )
ve ai, se alguem souber me fale, vlw :D